O Futuro da Inteligência Artificial no Agronegócio
O Futuro da Inteligência Artificial no Agronegócio

Conforme a inteligência artificial se estabelece como uma ferramenta crucial no agronegócio, podemos listar tendências para os próximos anos nesse setor.

Está se desenvolvendo um conjunto diversificado de ferramentas e tecnologias da inteligência artificial que podem auxiliar os agricultores, pecuaristas e outros profissionais do setor a enfrentar os desafios complexos que encaram diariamente. Na agricultura, a inteligência artificial simplifica o processo ao automatizar tarefas repetitivas e otimizar processos operacionais, resultando em maior eficiência de produtividade.

O CEO da Supercampo, Leandro Carvalho, enfatiza que a implementação de algoritmos avançados permite análises em tempo real, oferecendo informações valiosas desde o plantio até a colheita, “estamos testemunhando uma mudança significativa na forma como o setor agrícola toma decisões. A IA é fundamental para garantir a eficiência e maximização da produção”, completa Leandro.

Dados em tempo real sobre condições climáticas, qualidade do solo e saúde das plantas são coletados por sistemas de monitoramento inteligentes. As informações são usadas para nutrir algoritmos de machine learning (aprendizado de máquina) o que possibilita a tomada de decisões com mais rapidez e precisão. A eficiência operacional na agricultura pode ser aumentada em até 20% com automação, o que resulta em uma redução significativa nos custos de produção.

Ainda sobre sistemas de monitoramento inteligentes, podemos falar da instalação de piloto automático em maquinários agrícolas. Ação que reduz o tempo de operação por se tratar de um sistema automatizado e controlado por GPS, onde as taxas de sobreposição são menores, reduzindo os gastos com insumos, como defensivos e fertilizantes.

Podemos usar a Inteligência Artificial para falar também sobre a previsão e neutralização dos efeitos climáticos adversos. Um exemplo é o uso para analisar grandes conjuntos de dados climáticos históricos e em tempo real, a fim de prever padrões climáticos futuros. Isso permite que os agricultores se preparem para eventos climáticos extremos, como secas, chuvas intensas ou geadas, ajudando-os a tomar medidas preventivas.

A Bayer possui uma plataforma de agricultura digital chamada Climate FieldView e nessa plataforma, existe uma função chamada Radar Meteorológico, que utiliza os algoritmos da IBM/Weather Company para fornecer uma previsão meteorológica personalizada para a fazenda. Assim, o produtor tem acesso a previsões mais confiáveis sobre a temperatura, índice de chuvas, velocidade dos ventos e incidência solar. Com base nessas informações, fica mais fácil definir o planejamento da lavoura e estratégias de manejo mais assertivas para aumentar a produtividade.

Outro aspecto importante é a sustentabilidade. Os agricultores podem otimizar o uso de recursos naturais, como água e fertilizantes, reduzindo o desperdício e minimizando o impacto ambiental com a ajuda da inteligência artificial. A inteligência artificial pode também ajudar na detecção de técnicas agrícolas que incentivem a saúde do solo e a preservação da biodiversidade, o que contribui para uma agricultura mais sustentável.

Resumidamente, a agricultura está sendo revolucionada pelo uso da inteligência artificial, o que traz maior eficiência, produtividade e sustentabilidade para o agronegócio. Quem deseja entrar ou avançar nesse setor em constante evolução deve procurar cursos que destacam essas inovações, pois é fundamental estar à frente nesse campo em constante evolução.

Rolar para cima